A Artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é o desgaste que as articulações tendem a sofrer ao longo do tempo. Existem múltiplos fatores que podem acelerar o processo natural de envelhecimento e desestruturação das articulações. Usualmente esta condição se manifesta com a degeneração da cartilagem que reveste as extremidades do osso. Secundariamente, o osso também começa a demonstrar sinais deste problema. Pode ocorrer em todas as articulações do corpo humano.
Quais são os sinais e sintomas que podem indicar que existe algum grau de artrose?
- Dor: pode ser conseqüência do aumento exagerado do liquido articular ou da falta de cartilagem que prejudica o movimento normal da junta. É o sintoma mais comum.
- Derrame articular: aumento exagerado do liquido que lubrifica a articulação.
- Travamento: sensação de bloqueio súbito do movimento.
- Redução da amplitude de movimento.
- Estalidos e rangidos: por vezes existe até uma sensação como se houvesse areia na articulação.
- Falseio: sensação de instabilidade.
- Também pode ser silenciosa, praticamente assintomática.
Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver artrose?
Sim! Alguns são mais fáceis de identificar, porém, por vezes pode ocorrer sem uma causa óbvia.
- Hereditariaedade: vários estudos indicam que existe um componente familiar herdado.
- Idade: conforme os anos passam, a probabilidade aumenta.
- Trauma prévio: aqueles que sofreram fraturas e outros tipos de trauma articular ou próximo à articulação apresentam chance maior de desenvolver artrose.
- Uso de medicamentos específicos: alguns medicamentos podem induzir distúrbios da cartilagem e do osso adjacente.
- Sobrecarga articular: o aumento da exigência sobre a articulação, seja por algumas atividades acima do limite suportado pela estrutura da pessoa ou pelo sobrepeso, podem acelerar muito o desgaste.
- Doenças: algumas doenças podem afetar o metabolismo da cartilagem e do osso. Entre as mais comuns estão a diabetes, os reumatismos, a gota e até mesmo distúrbios hormonais (incluindo a menopausa).
- Deformidades: alterações significativas no comprimento e desvios do alinhamento normal dos membros e do esqueleto axial (coluna), podem acelerar muito o aparecimento da artrose.
- Infecção: ter apresentado alguma infecção dentro da articulação aumenta muito o risco.
- Miscelânia: existem muitas outras causas e fatores de risco. Um médico capacitado, experiente e atualizado será capaz de identificar as situações específicas.
Como podemos saber se existe artrose?
Há muitas maneiras de identificar se a pessoa apresenta artrose. Cada uma apresenta aspectos e indicações diferentes, de acordo com o que o paciente está sentindo e com os fatores de risco que foram identificados.
- Anamnese: nada substitui uma boa conversa com o paciente! É necessário entender o que a pessoa está sentindo, histórico de ocorrências e doenças, informações sobre a família. É conversando que a gente se entende.
- Exame físico: avaliação da articulação acometida através da observação, palpação e manobras.
- Exames de imagem: cada situação determina um tipo diferente de exame. Rx, tomografia, ressonância magnética, ecografia, cintilografia, entre outros.
- Exames laboratoriais: podem ser importantes na identificação de fatores de risco e distúrbios metabólicos.
Existe prevenção para artrose?
Claro que sim! Quanto mais cedo identificarmos e tratarmos os fatores de risco, menor a chance do desenvolvimento ou da progressão da artrose. Muitas vezes são necessários mudanças de hábitos (comportamentais, alimentares, atividades físicas, etc), uso de medicamentos e até procedimentos cirúrgicos.
Qual o tratamento para artrose?
O tratamento varia bastante. Depende da articulação envolvida, do grau de desgaste, dos sintomas, dos demais problemas de saúde apresentados, do nível de atividade da pessoa, da idade, do trabalho, da expectativa. Tudo deve ser levado em consideração. Assim fica claro que o tratamento é individualizado. Por vezes são necessárias diversas etapas. É comum termos de considerar a mudança de alguns comportamentos prejudiciais, observar as atividades e corrigir, hábitos alimentares, tratamentos de doenças, composição corporal, massa muscular, eficiência muscular e ligamentar, uso de medicamentos e até mesmo procedimentos cirúrgicos.
Sumário
A artrose é uma condição freqüente no ser humano, porém sua apresentação é variável. Muitos fatores estão envolvidos no seu aparecimento e agravamento. Uma avaliação médica qualificada pode contribuir para prevenir, diagnosticar e tratar esta doença. A investigação e o tratamento devem ser individualizados. A Orthoclinic foi pensada para oferecer ao paciente um atendimento de excelência, em um ambiente confortável, acolhedor e de alta qualidade. Agende sua consulta e venha nos conhecer!
Os bares não tinham o termo de forma independente, mas o pegaram emprestado de um artigo antigo para outra edição gay “quem é quem no zoológico”, onde todos os homens https://farmaciaportuguesa24.com/viagra-genericka-sem-receita-online/ foram divididos em sete tipos, dependendo de sua aparência e comportamento, portanto “Orsi -Gay “já eram conhecidos círculos LGBT próximos. Assim, nos anos 70 e 0, a subcultura foi formada e fortalecida nos Estados Unidos – principalmente devido à disseminação da moda para centros de fitness, grandes músculos e musculação.