Sua coluna é formada por vértebras (ossos), discos, medula (nervos), ligamentos e músculos. Uma lesão ou doença na coluna pode afetar um ou mais desses componentes.
Ela apresenta normalmente um formato em “S”, composto por um conjunto de vértebras (ossos). A sua coluna apresenta as seguintes funções:
A flexibilidade ou elasticidade da sua coluna está presente desde o crânio até o osso da bacia. Esses ossos da coluna (vértebras) são interligados e protegem a medula e os nervos, que estão presentes dentro da coluna.
As vértebras são estruturas ósseas arredondadas e são conectadas entre elas através de músculos e ligamentos.
As vértebras movimentam-se entre si, através de “juntas” (articulações) que chamamos de “facetas”.
DISCOS
Os discos funcionam como “amortecedores” entre as vértebras e são compostos por água (70 a 88%) e proteínas, permitindo absorver o impacto e ajudar no movimento da coluna.
Na figura abaixo é possível observar o desgaste natural do disco ao longo dos anos, levando à ruptura de seu envoltório (ânulo fibroso) e extravasamento do seu núcleo (hérnia de disco).
MEDULA ESPINHAL E NERVOS
Sua coluna contem a medula espinhal no centro com nervos que carregam as mensagens do cérebro para os braços e as pernas. Esses nervos agrupados saem da medula espinhal como “raízes” através de orifícios chamados de “foramens” e chegam nos braços e pernas proporcionando o movimento e a sensação (sensibilidade, dor, temperatura).
LIGAMENTOS E MÚSCULOS
Os ligamentos são como “cordões” que ligam as vértebras e protegem os discos, nervos e o alinhamento da coluna.
Os músculos ajudam a manter as suas costas “firmes”, diminuindo o desgaste da coluna e dos discos.
Através de exercícios para reforçar os músculos das costas e do abdome, você pode mexer sua coluna minimizando os efeitos do desgaste. Quando os músculos não estão fortalecidos, eles podem gerar dor através de espasmos (contraturas). Além disso, seus discos e coluna ficarão sobrecarregados, levando a dor e predispondo a maior desgaste de seus componentes.