As facetas são responsáveis pelo movimento da coluna, unindo uma vértebra a outra.
O objetivo deste procedimento é retirar a dor proveniente de uma ou mais facetas articulares da coluna, ajudando a determinar a causa da sua dor, principalmente se você já foi submetido à reabilitação fisioterápica e manejo com antiinflamatórios, sem sucesso.
Pode ser necessário mais de um bloqueio para determinar com precisão qual a origem da dor.
Esta injeção consiste de uma solução de anestésico local associado a um antiinflamatório. O alívio da dor devido ao anestésico dura de 1 a 6 horas, e o antiinflamatório tem sua ação máxima no segundo ou terceiro dia após a infiltração. Como este procedimento pode ser utilizado para diagnosticar o seu problema, é importante anotar o alívio da dor assim com a duração deste alívio, para discussão posterior com seu médico.
Para um procedimento envolvendo a região lombar e as pernas, você será posicionado sob o aparelho intensificador deitado sobre seu abdome, se o problema for cervical, você deitará sobre as costas.
Após anestesiar a pele, uma agulha fina é posicionada, com auxílio de imagens através do intensificador de imagens até as proximidades da faceta articular a ser examinada. Uma pequena quantidade de contraste é injetada, para confirmar a posição da agulha, seguida da solução de medicamentos. Geralmente este procedimento é realizado em mais de um local (mais de uma injeção).
Após um período de observação de 20-30 minutos, na sala de recuperação, você poderá voltar para casa. Recomendamos que você tenha algum acompanhante, caso haja sintomas com dor local, tontura, ou fraqueza na perna, em decorrência do anestésico.
Após a infiltração, você poderá aplicar gelo sobre o local infiltrado, para aliviar o desconforto da injeção.