Com o aumento progressivo da expectativa de vida da população, a Osteoartrose do joelho vêm causando um sério impacto na saúde da população. Trata-se de uma doença da articulações que acomete os joelhos com alta incidência principalmente em adultos com mais de 50 anos. Além de ocorrer destruição da cartilagem, há alteração do liquido sinovial e inflamação causando intenso desconforto, dor, inchaço e limitação do movimento.
Com objetivo de melhorar os sintomas, a viscossuplementação (infiltração no joelho) vem ganhando espaço como mais uma opção de tratamento na Osteoartrose, podendo ser usado em pacientes que não podem ou desejam postergar cirurgia definitiva como a artroplastia (prótese de joelho).
Uma injeção intra-articular de um componente de alta viscosidade irá agir tanto na lubrificação articular como amortecedor de choques e modulador da atividade inflamatória articular recuperando as propriedades do liquido sinovial.
É um procedimento ambulatorial e indolor. Dessa forma, além da melhora da dor e função do joelho existem evidencias cada vez maiores de seu efeito protetor das cartilagens, podendo o paciente retornar a realização de suas atividades diárias com melhor qualidade de vida.